Alto contraste
Webmail
Fale conosco
Saúde de Antônio João intensifica vacinação contra Influenza com ações de busca ativa
Campanha segue imunizando moradores a partir dos 6 meses de idade, com foco especial em pessoas com dificuldade de locomoção
Equipes de saúde de Antônio João realizam busca ativa para imunizar moradores que não conseguem se deslocar até as unidades de saúde, reforçando o compromisso com a proteção de todos.
21/05/2025 11:04

A Prefeitura de Antônio João, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue firme na campanha de vacinação contra a Influenza, com a importante ação de busca ativa voltada especialmente a moradores que têm dificuldades de locomoção até as Estratégias de Saúde da Família (ESF). A imunização é voltada a todos os moradores com idade acima de 6 meses e está sendo aplicada em todas as três ESFs do município: ESF Salvani Simplício de Freitas, ESF Brum de Oliveira e ESF Teófilo Teixeira da Rosa , de segunda a sexta-feira, durante o horário de atendimento.

A busca ativa, com equipes indo até os lares de idosos e pacientes acamados, é uma estratégia essencial para garantir a equidade no acesso à saúde e para aumentar a cobertura vacinal em grupos mais vulneráveis.

A coordenadora de Imunização, Geisa Yonara Barbosa Flores, reforça a importância da adesão da população.

“A vacina é rápida, segura e essencial para proteger contra a gripe, especialmente agora que entramos no período de maior circulação do vírus. A adesão da população é fundamental para evitar complicações, internações e até óbitos causados pela Influenza. É uma atitude de cuidado com a própria saúde e com a coletividade”, afirmou.

A influenza, popularmente conhecida como gripe, pode provocar complicações respiratórias graves, como pneumonia, agravamento de doenças crônicas, internações e até a morte, principalmente entre crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Por isso, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção.

O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos, destacou o empenho das equipes de saúde e a importância das ações que levam os imunizantes até quem mais precisa:

“A busca ativa mostra o comprometimento das nossas equipes em garantir que ninguém fique sem acesso à vacina. Muitas pessoas da melhor idade ou com dificuldades de locomoção não conseguem ir até a unidade, então vamos até elas. Isso é cuidado, isso é saúde pública funcionando de verdade. Parabenizo todas as equipes envolvidas por esse belo trabalho.”

A Secretaria de Saúde reforça o convite aos pais e responsáveis para que levem crianças e adolescentes até uma das ESFs para que também recebam a vacina. A imunização continua sendo uma ferramenta fundamental para reduzir os riscos de transmissão e complicações decorrentes do vírus da Influenza.

Texto/Fonte: Decom